Santa Catarina é um estado surpreendente e uma região que atrai muitos turistas, principalmente no inverno, é a belíssima Serra Catarinense. Certamente as baixas temperaturas que chegam a formar neve nos meses mais frios do ano já são convite suficiente, mas há muito mais para se ver lá e vamos te contar nesse post.
Chegou a hora de descobrir quais são as cidades da Serra Catarinense que não podem ficar de fora do seu roteiro. Continue sua leitura para descobrir quais os principais atrativos e as melhores pousadas da região.
Por que conhecer a Serra Catarinense?
Por entre cânions, cachoeiras, vales e vinícolas, a Serra Catarinense é uma das regiões turísticas mais belas do Estado. No geral, as cidades são sempre pequenas e com um povo super acolhedor. O que é grande mesmo por aqui são as belezas naturais. Sem dúvida, para os adeptos do ecoturismo, a serra é o paraíso, já que não faltam cantinhos para explorar.
Seja para casais, seja para famílias, as cidades na serra catarinense irão surpreender com a simplicidade que se encontra por lá. Caso esteja planejando um roteiro Santa Catarina, nós super recomendamos passar alguns dias na região. Temos certeza de que você vai amar a experiência.
E se quiser saber mais sobre destinos de natureza no nosso país, não deixe de conferir nosso post sobre ecoturismo no Brasil, com dicas de 25 destinos para conhecer!
Aproveite para conhecer os melhores hotéis para curtir o frio na Serra Catarinense aqui, é rapidinho!
Serra Catarinense: principais cidades para conhecer
Você tem alguma ideia de qual lugar mais bonito da Serra Catarinense? Definitivamente, eleger apenas um não é uma tarefa fácil. São diversos destinos turísticos únicos e apaixonantes para conhecer. Por isso, elegemos as 9 cidades mais bonitas da região para você já conhecer mais delas e planejar sua próxima viagem. Continue sua leitura para descobrir essa super seleção de cidades na serra catarinense.
01. Urubici
Também chamada de Sibéria Brasileira, Uribici é uma das cidades na Serra Catarinense que não podem ficar de fora do seu roteiro, especialmente no inverno. Nela já foi registrada a menor temperatura do Brasil em 1966 e até hoje, muitos turistas procuram a região durante o inverno na esperança de ver a neve de perto.
Além das temperaturas baixíssimas, Urubici é um destino para os amantes do ecoturismo. Cachoeiras e paredões rochosos que parecem não ter fim criam o cenário perfeito e fazem da cidade um lugar deslumbrante. Dentro os pontos turísticos temos o Morro da Igreja e a curiosa Pedra Furada.
As cascatas de Urubici também merecem destaque, principalmente a Véu da Noiva que pode até congelar durante o inverno. Enfim, são muitos os itens da lista de o que fazer em Urubici, sempre acompanhado de paisagens belíssimas, seja no inverno, seja no verão.
Sem dúvida, Urubici é aquele tipo de lugar que agrada a todos, de casais procurando um refúgio romântico, a famílias que buscam um lugar agradável.
Onde ficar em Urubici
Apesar de ser uma cidade pequena, a rede hoteleira por lá é muito boa. Confira a seleção de pousadas em Urubici que fizemos para todos os gostos e bolsos:
- Hotéis de luxo: Cascata dos Amores, Pousada Encanto do Avencal, Chalés Estância Cachoeira do Avencal.
- Hotéis conforto: Lofts Urbano, Pousada Requinte Serrano, Cabanas do avencal.
- Hotéis econômicos: Pousada das Flores UpSerra, Hospedaria Kayser Haus, Café e Cabanas Lenha no Fogo.
02. Praia Grande
Em seguida, você pode até pensar que Praia Grande é uma bela cidade no litoral catarinense. Na verdade, ela pertence à região de serra e guarda incontáveis belezas (mas nenhuma praia, tá? rs).
O simpático município é porta de entrada para o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde encontramos os imponentes cânions da região sul do país. Certamente, se você é um amante do turismo de natureza, Praia Grande será um dos melhores lugares para visitar na serra catarinense.
Por toda a região, a gente se depara com cachoeiras incríveis e trilhas radicais, mas lembre-se que muitas delas devem ser percorridas com guias credenciados, para a sua maior segurança.
Contudo, a lista de aventuras em Praia Grande não termina por aí! Outras opções de passeios incluem cavalgadas, passeios de 4×4, piqueniques e até um voo de balão sensacional. Nós fizemos o voo de balão e ficamos encantadas. A gente conta essa e muitas outras experiências no nosso post o que fazer em Praia Grande e você não pode deixar de ler.
Onde ficar em Praia Grande
Tendo em vista que a região atrai turistas, principalmente por conta de sua natureza exuberante, recomendamos escolher acomodações em meio ao verde. Aliás, temos um post excelente dicas de pousadas em Praia Grande, mas fizemos uma seleção mais enxuta para você escolher uma acomodação especial:
- Hotéis de luxo: Mirador da Montanha, AriMara Chalés & Ecoturismo, Discovery Canyon.
- Hotéis conforto: Pousada Recanto dos Canyons, Pousada Canyons do Sul, Pousada Equilíbrio dos Canyons.
- Hotéis econômicos: Pousada Malacara, Pousada & Camping Nativos dos Canyons, Pousada Refúgio das Montanhas.
03. Bom Jardim da Serra
Outra cidade da serra catarinense que vale a pena visitar é Bom Jardim da Serra. Chamada de Capital das Águas, a cidade possui cerca de 35 cachoeiras para serem visitadas e 14 nascentes de rios. Além disso, ela é a primeira cidade para quem chega à serra pelo litoral.
As belezas em Bom Jardim da Serra são incontáveis e para quem curte atividades ao ar livre, não há lugar melhor. Os cânions Laranjeira e do Funil são algumas das atrações da região. Com mais de 1.000m de altura, dos seus mirantes temos uma vista espetacular.
No entanto, grande parte dos turistas visita a cidade em busca da famosa Serra do Rio do Rastro. Construída pelos primeiros habitantes para ser a ligação do interior com o litoral, a serra possui curvas intermináveis e requer muita atenção ao volante. Não deixe de parar no mirante no topo da serra para tirar muitas fotos, assim como a gente fez.
Nos arredores de Bom Jardim da Serra, você vai encontrar algumas vinícolas abertas ao público para visitação. Vale a pena comprar algumas garrafas para aproveitar o friozinho no local.
Onde ficar em Bom Jardim da Serra
Bom Jardim conta com ótimas opções de pousadas, muitas delas com um clima super romântico. Não é a toa que ela é muito procurada por casais como destino de lua de mel na serra catarinense.
- Hotéis de luxo: Pousada Rural Vista Alegre, Fazenda Santa Rita Turismo Rural, Chalés da Serra Catarinense.
- Hotéis conforto: Hotel Morada dos Pinheiros, Pousada Rastro da Serra, Pousada Chales Aconchego Serrano.
- Hotéis econômicos: Recanto da Maju, Chalés da Tribo, Hospedagem Recanto dos Viajantes.
04. Urupema
Outro destino de inverno que não pode ficar de fora de seu roteiro serra catarinense é Urupema. Junto com Urubici, ela parece disputar qual cidade possui as menores temperaturas durante os meses mais frios do ano.
A cidade conta com paisagens arrebatadoras, dentre elas a cascata que congela é uma das mais famosas. Ela fica no Morro das Antenas e muitos turistas vão até lá para tirar fotos quando o fenômeno ocorre.
Quem gosta de trekking vai adorar a Rota das Cachoeiras – uma ótima opção de passeio na serra catarinense se você for aventureiro. Ela possui cerca de 2,5km de extensão e leva a 3 diferentes cachoeiras passando por mata nativa e piscinas naturais que durante o verão você pode até arriscar um mergulho.
Não deixe de explorar também o Morro do Combate, Capão dos Ossinhos e a charmosa Fazenda do Barreiro. Já deu para perceber que não faltam atrações em Urupema, né? Sem dúvida, um lugar especial para um final de semana longe da correria do dia a dia.
Onde ficar em Urupema
Urupema é uma cidade pequena, mas a oferta de pousadas é boa. Para uma experiência diferente, recomendamos as pousadas e chalés na zona rural. Veja a seguir algumas dicas de hospedagem.
- Hotéis conforto: Chalé do Lago Urupema SC, Refúgio de Altitude – Centro, Casa de Campo Santa Paulina.
- Hotéis econômicos: Chalés Rota das Cachoeiras, Pousada Sitio Bella Vista.
05. Lages
Em seguida, além de ser capital do turismo rural em SC, Lages é também a maior cidade da serra catarinense. O lugar é bastante acolhedor e sua alta temporada é justamente no inverno. Quando as temperaturas baixam, a expectativa de geadas aumenta e os turistas lotam os hotéis para curtir os dias mais frios.
A cidade tem muito a oferecer. Na área urbana, podemos conhecer pontos icônicos, como a Praça Siqueira Campos Cacimba da Santa Cruz, que abastecia a cidade com água potável quando essa não chegava diretamente nas casas. Já o Parque Jonas Ramos vai agradar a toda família. Essa gostosa área verde fica no centro da cidade e é o lugar ideal para passar uma tarde de domingo, se você busca o que fazer na Serra Catarinense com crianças.
Contudo, isso não é tudo que você verá em Lages. Na chamada região da Coxilha Rica, fazendas centenárias abrem suas portas, mostrando que o turismo rural é o forte da região. Ah! E se por acaso sua viagem estiver marcada para o verão, que tal conhecer o Salto Caveiras? Formado a partir de uma pequena barragem de usina hidrelétrica, por lá você pode passar um dia super agradável com a família nadando, pescando e muito mais.
Onde ficar em Lages
Lages conta com algumas opções de hotéis. Confira algumas dicas de onde ficar na Serra Catarinense, se você está focado nas hospedagens em Lages:
- Hotéis de Luxo: Boqueirão Hotel Fazenda.
- Hotéis conforto: Hotel Le Canard Lages, CHALÉ ESTÂNCIA OURO VERDE.
- Hotéis econômicos: POUSADA ALTERNATIVA MANU LAGES suite, POUSADA BLUE GARDEN.
06. São Joaquim
Com temperaturas amenas até no verão, há quem diga que São Joaquim é a cidade mais fria da serra catarinense. Verdade ou não, o fato é que ela é uma das mais visitadas da região. Sem dúvida, o que mais leva os turistas a esse destino de inverno na serra catarinense é a possibilidade de ver a neve.
Não há muitas atrações na cidade, por isso, um bate e volta pode ser o suficiente. Sabendo disso, inclua em seu roteiro a visita a Estação Experimental da Epagri. Lá fica a primeira muda de maçã fuji plantada no país. Aliás, você sabia que São Joaquim é um dos produtores mais expressivos dessa fruta?
Aproveite o passeio e estique até o Parque de Exposições onde todos os anos ocorre a Festa Nacional da Maçã em setembro. Nos outros meses, você encontra por lá a Exponeve, uma simpática feira de artesanato.
Agora, se você gosta de um bom vinho, agende a visita à Vinícola Villa Francioni. O local é lindo e oferece diversos tours.
Onde ficar em São Joaquim
Mesmo que apenas uma dia seja suficiente para conhecer São Joaquim, há quem queira passar uma ou duas noites por lá para curtir o clima. Assim sendo, reunimos algumas ótimas opções na cidade para todos gostos e bolsos.
- Hotéis de luxo: Cabanas Invernada de Cima, Morada Reino Encantado, Vinícola D’alture – Cabana Casal.
- Hotéis conforto: São Joaquim Park Hotel, Altos da Serra Hotel, Pousada Querência Tarumã.
- Hotéis econômicos: Pousada Colina Da Neve.
07. Bom Retiro
Por sua vez, Bom Retiro é uma cidade cuja distribuição geográfica é bem interessante. Ela fica na divisa entre a serra catarinense e o Vale do Itajaí. Enquanto o centro está a menos de 1000m de altitude, o Morro Bela Vista do Ghizoni está a quase 2.000m!
Assim como outras cidades da região, o ecoturismo é o forte de Bom Retiro. Não faltam montanhas, cachoeiras, vales e outras paisagens naturais deslumbrantes para se conhecer. E por falar nisso, temos algumas dicas de passeios na regiao, como a cachoeira do Barbaquá com suas duas quedas incríveis e poço ótimo para banho (no verão).
Também vale conhecer o Cânion do Papuã com suas cachoeiras escondidas, bem como a cachoeira do Costãozinho. São vários outros lugares em meio a natureza para conhecer. Então, já comece a planejar seus lugares para visitar na serra catarinense incluindo esse charmoso município em sua lista.
Onde ficar em Bom Retiro
Bom Retiro possui opções lindas de acomodações na serra catarinense. Algumas são mega românticas e perfeitas para casais em lua de mel. Veja a seguir nossas dicas na região.
- Hotéis de luxo: Chalé romântico com banheira de hidromassagem e lareira, Pousada Trinca Ferro, Curucaca Hotel Brasil.
- Hotéis conforto: Pousada Bracatinga, Cabanas Malbec.
- Hotéis econômicos: Hotel Rafael
08. Rio Rufino
Com mais de 50 cachoeiras e conhecida também como Capital do Vime, Rio Rufino é um município de apenas 2500 habitantes muito simpáticos e acolhedores.
Sem dúvidas, as cachoeiras são a principal aposta de o que ver na serra catarinense em Rio Rufino. No geral, elas variam de 30 a 100m de alturas, criando cenários deslumbrantes. Dentre elas, a Cascata Alto da Serra possui incríveis 70m de altura. Contudo, outras cachoeiras como a Cascata do Rio do Tigre e a Cascata da Fábrica possuem acesso mais difícil e requerem a contratação de um guia.
O centrinho da cidade também guarda belezas, como a Central das Cestas e a Casa dos Anjos. Impossível não se encantar com a simplicidade e as paisagens naturais da região.
Onde ficar em Rio Rufino
Quer aproveitar momentos em meio ao verde para relaxar e se desconectar do mundo? Então, procure separar ao menos 2 dias para se hospedar nos chalés de Rio Rufino.
- Hotéis conforto: Pousada Recanto dos Pôneis Rio Rufino Urubici, Refúgio Arati, Pousada Olho d’água.
- Hotéis econômicos: Cabana Recanto do Physalis.
09. Alfredo Wagner
Com apenas 10 mil habitantes, Alfredo Wagner é outra opção na serra catarinense de o que fazer. Apesar de pequena no tamanho, gigantes são as belezas naturais da região. E o melhor de tudo é que esse é um destino que agrada a diversos públicos, dos mais aventureiros até casais que procuram um refúgio romântico.
Mas afinal, o que há para fazer por lá? Logo de cara, indicamos conhecer os Soldados de Sebold, que são rochas enormes em cima da montanha que lembram 4 soldados enfileirados. Para chegar lá, você pode ir de veículo 4 x 4 ou pela trilha de 6km a partir do estacionamento do local.
Também na região dos soldados, a Cascata das Andorinhas é mais uma opção dos passeios na serra catarinense. Porém, se você já é experiente em trilha, o desafio é chegar até o Mirante do Arranha Céu. São de 8h a 10h de trilha, com a possibilidade de pernoitar lá no alto.
Essas são algumas dos muitos atrativos de Alfredo Wagner. Então já comece a planejar sua viagem para esse destino tão especial.
Onde ficar em Alfredo Wagner
Com tantos atrativos, recomendamos ficar, pelo menos, 3 dias em Alfredo Wagner. O bom é que existem opções super charmosas de pousadas e chalés para passar momentos especiais. Confira algumas delas:
- Hotéis de luxo: Pousada Hinckel, Cabana Amor Perfeito, Cabana Dois Amores.
- Hotéis conforto: Chalé 4 Estações, Chalé Vô Vilbertinho.
- Hotéis econômicos: Hotel Paradouro, KABANA VÔ NANA.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Serra Catarinense
Apesar de ser um destino bastante conhecido, pode ser que surjam dúvidas na hora de montar um roteiro pela serra catarinense. Pensando nisso, reunimos algumas das perguntas mais frequentes sobre a região para responder.
Quais as cidades que fazem parte da Serra Catarinense?
Você sabe quais são as cidades da serra catarinense? A todo são 19 municípios e vamos listá-los a seguir:
- Anita Garibaldi
- Bocaina do Sul
- Bom Jardim da Serra
- Bom Retiro
- Campo Belo do Sul
- Capão Alto
- Cerro Negro
- Correia Pinto
- Curitibanos
- Lages
- Otacílio Costa
- Painel
- Palmeira
- Ponte Alta
- Rio Rufino
- São José do Cerrito
- São Joaquim
- Urubici
- Urupema.
Quando é a alta temporada na Serra Catarinense?
Definitivamente, a alta temporada na Serra Catarinense acontece durante os meses de inverno. Entre junho e agosto, o fluxo de turistas cresce bastante e todos vem em busca das baixas temperaturas e esperando ver a neve à noite ou pela manhã.
Contudo, vale ressaltar que a neve pode não ocorrer todos anos e depende de condições climáticas específicas para ocorrer. Por isso, fique atento à previsão do tempo local para saber a época exata de fazer as malas.
O que não deixar de fazer na Serra Catarinense?
Quer saber quais são os principais passeios na Serra Catarinense? Reunimos alguns que você vai adorar! É possível contratar todos eles pelo mesmo site que a gente usa, a Civitatis.
Por que é imperdível? | Link | |
---|---|---|
Tour pela serra do Rio do Rastro | Que tal percorrer uma das mais bonitas e perigosas serras do país? | Conferir preço |
Trilha pela Pedra Furada | Conheça uma das vistas mais bonitas da serra catarinense. | Conferir preço |
Excursão ao cânion Itaimbezinho | Desbrave um dos cânions mais impresisonantes do país. | Conferir preço |
Trilha do Rio do Boi | Melhor dica de trilha na serra catarinense. | Conferir preço |
Passeio a cavalo em Praia Grande | Uma forma super diferente de percorrer as paisagens de Praia grande. | Conferir preço |
Dicas para montar seu roteiro pela Serra Catarinense
Animado para desbravar todos esse lugares na serra catarinense? Agora que você sabe quais cidades conhecer, temos ainda algumas dicas práticas para ajudar a organizar seu roteiro.
Qual a melhor época para visitar a Serra Catarinense?
Na verdade, a serra catarinense é uma região que pode ser visitada o ano inteiro. Entretanto, é nos meses mais frios que vale mais a pena organizar sua viagem. Isso porque a serra ganha um charme a mais e as cidades ficam ainda mais bonitas.
Ah! E claro que não podemos deixar de levar em consideração a chance de ver a neve de pertinho. Imagine só que legal abrir a janela do seu quarto pela manhã e ver tudo branquinho!
Serra Catarinense no verão
Você viu que existem diversas cachoeiras por toda a serra. Assim sendo, um dos passeios na serra catarinense no verão é justamente aproveitar elas. A época também é propícia para fazer rapel, trilhas e passeios a cavalo.
Serra Catarinense no inverno
Por outro lado, o inverno é a época para ver as geadas que deixam os campos brancos, tomar um chimarrão ou um bom vinho e provar o pinhão. Além disso, apesar do frio intenso, essa é a melhor época para visitar os cânions, pois a visibilidade é muito melhor.
Quanto tempo ficar na Serra Catarinense?
Para aproveitar a região e explorar a maioria dos pontos turísticos, recomendamos ficar de 4 a 10 dias na serra. Dessa forma você vê tudo com mais calma e aproveita bem sua viagem.
Como se locomover pela Serra Catarinense?
Definitivamente, a melhor forma de se locomover pelas cidades da serra catarinense é de carro. Se você estiver vindo de outro Estado, é possível alugar um carro no aeroporto e dirigir até a cidade de destino.
Pronto para conhecer a Serra Catarinense?
Gostou de conhecer mais sobre os destinos turísticos da serra catarinense? Conta pra gentte qual foi a cidade que mais te atraiu. Agora é só começar a planejar seu roteiro e se ainda tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.
Leia também
Cabanas em Santa Catarina: as 15 opções mais charmosas
Pontos turísticos de Santa Catarina: 20 lugares imperdíveis para conhecer em SC
Roteiro Santa Catarina: opções para 5, 7 e 10 dias de viagem